SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a PAVUSSU/PI

Potencialidades

Potencialidades do Municipio de Pavussu

Atividade Economicas

...

POTENCIAL ECONÔMICO

A Prefeitura de Pavussu na última gestão vem destacando pelas suas ações em desenvolvimento econômico e social do município, sendo reconhecido Por toda a Gestão Municipal, e sua forte atuação na melhoria nas condições de vida da população com o recebimento do Selo Unicef A do Ministério da Saúde como referência no combate a Dengue.

PRODUTO INTERNO BRUTO

A análise feita sobre o Produto Interno Bruto a preço de mercado do município de Pavussu mostra a ocorrência de crescimento desse indicador, em termos nominais, ao longo dos anos. 

A participação dos setores da economia na formação do PIB de Pavussu em 2014 era a seguinte: o setor de Serviços com 47%, o setor de Administração, saúde e educação públicas, a Agropecuária com 1%, e os demais 6% com Impostos sobre produtos líquidos de subsídios.

 

 

POTENCIALIDADES LOCAIS

No tocante ao turismo, destaca-se com potencial a Lagoa de Pavussu, o novo cartão postal do município, conta infraestrutura de calçadas para caminhada e quiosques para recepção aos turistas. Existe disponibilidade de terreno na região para a implantação de empreendimentos turísticos, tais como pousadas, hotéis, restaurantes, casa de show e outros empreendimentos para o setor de serviços.

A cidade tem uma vocação para o empreendedorismo, algo que contribuiu naturalmente para que Pavussu se tornasse um polo empreendedor para a região do Médio. É uma cidade cercada de pequenos municípios, e que possui destaque no comércio.

ATIVIDADES ECONÔMICAS

Os dados mostram a existência de uma grande quantidade de mel sendo importada do nosso municipio, teve um almento  do setor de comércio, 19,5% de prestação de serviços, 3,8% da Construção civil e 0,5% da agropecuária.

O município conta comas três principais instituições financeiras públicas, o Banco do Brasil, Banco do Nordeste  que servem como agente de fomento para o mercado local e regional das cidades circunvizinhas.

Há uma dinâmica econômica, presente no  comercio varejista.

As principais culturas agrícolas no município de Pavussu, segundo dados levantados pelo IBGE referente ao ano de 2015 mostra: Milho, Melancia, Feijão, Mandioca, Castanha de Caju.

Quanto à assistência técnica à agricultura, esta é fornecida pelo setor público através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, que possui escritório na sede do município. Dentre as atividades desenvolvidas pelo órgão, se destaca no setor agrícola os serviços prestados na orientação da aplicação de créditos do PRONAF, distribuição de sementes e no cultivo. Na pecuária, os serviços prestados estão mais voltados para a vacinação dos rebanhos e orientação do seu manejo.

No tocante aos criatórios de animais, com base na produção da pecuária Municipal, realizada em 2015, os principais efetivos são: Bovinos. Na piscicultura há produção e comercialização de Tambaqui.

MERCADO DE TRABALHO

No tocante ao mercado de Trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho sobre os números de empregos formais em 31/12/2016  teve um almento significante nos postos de trabalho, destes 65,0% estão Administração Pública, 18,8% no comércio e 6,6% no setor de serviços.

 

Secretaria de Comunicação / Prefeitura Municipal de Pavussu

DAVID MACEDO